Educa{devas}

A formação em educação – Educa{devas}: Formando educadoras tech – foi desenvolvida com o propósito de revolucionar o ensino de tecnologia, tornando-o mais inclusivo e inspirador. O curso busca fortalecer a liderança e o protagonismo feminino na área, capacitando educadoras para compartilhar e facilitar conhecimentos técnicos em programação.

O que você vai aprender? Comece pela nossa oficina

Durante a oficina, você dará o primeiro passo em sua jornada, explorando conteúdos introdutórios e fazendo um desafio prático, que deverá ser durante o evento. A participação na oficina online é etapa obrigatória para a seleção no curso.

 

As oficinas acontecerão durante os dias 16,17, 23 e 24 de março e, a partir delas, selecionaremos 80 candidatas para o curso online. As candidatas deverão participar de apenas 01 dia, das 09:00 às 17:00 (com pausas para almoço e lanche).

Conteúdo da oficina

As classificadas para a 3ª fase deverão comparecer na oficina online, sobre Introdução à Didática e Diversidade e Inclusão e permanecer até o final – onde será proposto um desafio que deverá ser entregue durante o evento.

Introdução à didática

Estratégias práticas e teóricas para fomentar o aprendizado. Técnicas e sugestões que podem ser usadas para potencializar a participação ativa, a organização, a ‘diversão’ de quem ensina e de quem é ensinade.

Estudos
de caso

Refletir as formas de ensinar a partir de situações que podem acontecer no ambiente de ensino e/ou a partir das realidades dos grupos que estamos ensinando.

Diversidade e Inclusão

Dedicamos parte da oficina para entender os conceitos básicos de “Diversidade e Inclusão” e porque este é um dos pilares fundamentais que compõem o DNA da {reprograma}.

Aprenda a ensinar

Agregue valor à sua formação técnica e aprenda a compartilhar conhecimentos técnicos em programação com outras pessoas.

Conteúdo do Curso

O curso online terá duração de 12 semanas, com início previsto para o dia 13 de abril de 2024. Durante esse período, a carga horária semanal será de 20 horas, divididas em 10 horas de aula e 10 horas de exercícios, seguindo a metodologia de ensino da {reprograma}. O curso proporcionará uma combinação de exposição teórica, prática de exercícios, suporte e feedback para garantir o melhor aprendizado das participantes.

 

As aulas acontecerão em formato online em tempo real durante os sábados, segundas, terças e sextas-feiras. O detalhamento da grade e horário das atividades estão disponíveis no edital. 

 

A {reprograma} reserva-se o direito de alterar o conteúdo programático e/ou informações de data e horário sem aviso prévio, a fim de garantir o melhor aproveitamento do curso.

 

Durante o curso online, você terá a oportunidade de explorar os seguintes conteúdos, com o objetivo de obter uma formação completa e qualificada em educação tech:

Introdução à Pedagogia

  • Fundamentos da educação e reflexões sobre diferentes abordagens pedagógicas.
  • Práticas pedagógicas que promovem a liberdade e a participação ativa das(os) alunas(os).

Didática

  • Estratégias práticas e teóricas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
  • Técnicas para engajar as(os) alunas(os), organizar as aulas e tornar o aprendizado mais efetivo.

Formação inclusiva

  • Compreensão das necessidades e diversidade das(os) alunas(os).
  • Adaptação e flexibilidade para atender às demandas de cada turma.
  • Promoção da inclusão por meio do aprendizado com as diferenças.

Competências socioemocionais

  • Desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais importantes para o contexto educacional e profissional.
  • Aprendizado sobre comunicação efetiva, trabalho em equipe e gerenciamento emocional.

Prática letiva em grupo

  • Realização de atividades práticas, leituras e estudos de caso ao longo do curso.
  • Experiências em sala de aula simuladas para aplicar os conceitos aprendidos.

Educação profissionalizante em tecnologia

  • História das mulheres na área de tecnologia.
  • Preparação das alunas para o mercado de trabalho, considerando os desafios e oportunidades do setor.

Introdução a metodologias ágeis

  • Exploração do método ágil Kanban para melhorar a organização e gestão de projetos.
  • Compreensão dos princípios e benefícios das metodologias ágeis na educação tech.

Confira os links importantes abaixo:

Edital do processo seletivo

Lista com status de seleção das candidatas para a 2ª fase (08/03/2024)

Lista com status de seleção das candidatas para a 3ª fase (12/03/2024)

Lista com status de seleção das candidatas para o curso online (03/04/2024)

Para quem é o curso?

Mulheres trans, travestis e cisgênero, residentes em qualquer região do Brasil e com conhecimento básico, intermediário ou avançado em programação*.

 

*A candidata deverá ter experiência profissional ou de formação como desenvolvedora e possuir alguns dos seguintes conhecimentos prévios: Lógica de programação; API; Desenvolvimento de Sistemas; Git e versionamento de código, Tipos primitivos em Javascript, Arrays e Objetos, Funções e Assincronia em JS, entre outras linguagens de programação, tais como Python, Java, C#.

Que queiram usar o ensino em tecnologia como ferramenta para criar impacto positivo no mundo e mudar a vida de outras mulheres.

Que possam dedicar um dia inteiro à oficina, tenham disponibilidade para participar do curso em sua totalidade e que possuam tempo durante a semana para fazer o exercício semanal.

Próxima Turma

22/01 – Abertura das inscrições

26/02 – Encerramento das inscrições

08/03 – Divulgação do resultado com status de seleção para a 2ª fase (Teste de nível)

12/03 – Divulgação do resultado com status de seleção para a 3ª fase (Oficinas)

16,17, 23 e 24/03 – Período das oficinas (A candidata deverá participar de apenas 01 dia)

03/04 – Divulgação do resultado  com status de seleção para o curso online

08/04 – Semana de integração

13/04 – Início do curso online

───  FAQ

Perguntas Frequentes

Não, a oficina aborda conteúdo introdutório de didática e diversidade e inclusão e tem um dia de duração. O curso abordará mais conteúdos e terá 12 semanas de duração. Confira a grade completa no edital.

As oficinas acontecerão nos dias 16,17, 23 e 24/03. As candidatas deverão participar de apenas 01 dia.

A semana de integração acontecerá entre os dias 8 e 12 de abril e o curso terá início no dia 13 de abril de 2024.

Não, o conteúdo é o mesmo em todas as oficinas, então você só precisará participar uma vez.

Não, ao participar da oficina você se torna elegível ao curso. Ao fim das oficinas as candidatas deverão completar a fase de pesquisa de competências socioemocionais e após esta etapa. selecionaremos 40 alunas para participar do curso online.

Não, ambos são totalmente gratuitos.

Não, é tudo online (processo seletivo, oficina e curso).

Não, pois o nosso objetivo é sensibilizar e alcançar mulheres que ainda não tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades em programação. Por isso, caso você já esteja participando de uma formação ou bootcamp para aperfeiçoar seu conhecimento em javascript, você será desclassificada durante o processo seletivo.

Não, para ser elegível ao curso você precisa ter disponibilidade nos horários das aulas. Apenas receberá o certificado quem tiver o mínimo de 75% das horas do curso realizadas, que envolve presença nas aulas online em tempo real e entrega das atividades.

Não, todos os nossos cursos e iniciativas da {reprograma} são exclusivos para pessoas que se identificam com o gênero feminino.

Não, todas as oficinas para o curso Educa{devas} têm o mesmo conteúdo.

1ª Etapa: Formulário + vídeo ou apresentação por escrito – O vídeo deverá ter até 3 minutos e responder as perguntas orientadoras indicadas no edital. Caso a candidata não queira enviar o vídeo ela poderá responder outro formulário com as questões do vídeo por escrito. O envio do vídeo ou da apresentação por escrito são requisitos obrigatórios para elegibilidade da candidata para as próximas etapas. As candidatas trans e travestis, poderão enviar áudio no lugar do vídeo.

Ainda nesta etapa a candidata poderá enviar um comprovante de experiência. Este requisito é opcional.

2ª Etapa: no caso de ser aprovada na primeira fase, a candidata será convidada a realizar os testes de nível.
3ª Etapa: a candidata será convidada a participar da Oficina Prática, que terá como premissa de aprovação o envio do desafio proposto.

Atender todos os requisitos de elegibilidade descritos no edital e completar todas as etapas da primeira fase do processo seletivo: formulário de inscrição e envio do vídeo de apresentação, com 3 minutos de duração, ou apresentação por escrito respondendo as perguntas orientadoras descritas no edital. Se você é uma candidata trans ou travesti é possível enviar um áudio no lugar do vídeo.

Você receberá um e-mail automático assim que enviar o formulário de inscrição. Caso não encontre o e-mail em sua caixa de entrada, de spam ou aba de promoções, nos envie um e-mail em selecao@reprograma.com.br.

Durante o período de seleção, serão verificados casos de candidatas que se enquadrem nos critérios para receber o empréstimo do equipamento durante o período de realização do curso. Infelizmente, não conseguimos realizar o empréstimo de computadores na fase de oficinas.

A {reprograma} possui um programa de bolsas para alunas que se enquadrem em determinados critérios que serão avaliados após sua aprovação no curso, sendo disponibilizada duas bolsas por turma.

Sim, ela acontece em formato online em tempo real na plataforma Zoom.

Por meio do link que será enviado para o e-mail utilizado no ato da inscrição, após o resultado da primeira etapa do processo seletivo.

Para que a seleção seja justa para todas as candidatas, nenhuma ação fora das datas estabelecidas será considerada.

– processador de 1.6 GHz ou mais

– 8GB de memória RAM

– plataformas: OS X Yosemite, Windows 7 (com .NET framework 4.5.2), 8.0, 8.1 e 10 (32-bit e 64-bit); Linux (Debian): Ubuntu Desktop 14.04, Debian 7; Linux (Red Hat): Red Hat Enterprise Linux 7, CentOS 7, Fedora 23.

– Zoom

Todos os critérios de elegibilidade e de avaliação das candidatas estão disponíveis no edital deste processo seletivo.

A lista de espera segue a ordem de classificação das candidatas, que são analisadas conforme nossos critérios avaliativos expostos no edital do curso. As candidatas da lista de espera podem ser convocadas durante o primeiro módulo do curso, ou seja, no 1º mês de formação.

Não, por isso é importante que você escolha a opção de curso no ato da inscrição.

Sim, caso tenha se formado na {reprograma} há menos de 6 meses, você poderá se candidatar.

Apenas mulheres trans e travestis podem enviar um áudio ao invés do vídeo.

O período de formação, assim como as datas exatas das aulas, estão disponíveis para consulta no edital deste processo seletivo.

Os dias e horários das aulas estão disponíveis para consulta no edital deste processo seletivo.

A carga horária semanal será de 20 horas semanais divididas em 10 horas de aula e 10 horas de exercícios conforme metodologia de ensino {reprograma}: exposição, prática, suporte e feedback. Sendo assim, ao fim do curso, as alunas terão realizado 240 horas no total.

Inscrição

1

Formulário

de inscrição online

2

Vídeo de apresentação opcional. Se desejar enviar um vídeo de apresentação, ele pode te garantir pontos extras no processo seletivo!  Candidatas trans e travestis podem optar pelo envio de um áudio.

3

Realização do teste de nível (somente as candidatas aprovadas na primeira fase).

4

Participar da oficina de seleção (somente as candidatas aprovadas no teste de nível).

Vamos lá!

O primeiro passo é preencher o formulário de inscrição online,

capriche nas respostas. 😉

Transforme a Vida de Uma Mulher

Sua Doação Permite Que Mulheres Negras, Trans, Travestis e de Baixa Renda Possam Estudar