Faça Parte
Faça Parte
Comunidades Parceiras
Hoje existem centenas de comunidades de programação que visam formar, empoderar e atualizar mulheres desenvolvedoras no Brasil. Devemos entender por comunidades de programação um grupo de pessoas, que a partir de interesses em comum dentro da área de tecnologia da informação, se reúnem para compartilhar conhecimentos, estreitar as relações, promover encontros virtuais ou físicos, etc.
Lidar com a lacuna de gênero no setor de tecnologia da informação e programação e corrigi-la é uma das principais preocupações dessas comunidades. A dificuldade e a falta de incentivo em entrar e ocupar espaço em um mercado predominantemente ocupado por homens, a necessidade de provar que o trabalho tem qualidade igual ao de homens, e a baixa autoestima são alguns dos desafios enfrentados por mulheres que querem entrar na área. A falta de crença em suas próprias capacidades, a dificuldade em ser reconhecida na área e a falta de oportunidades para demonstrar que possuem capacidade para gerir pessoas e projetos também são apontadas como principais razões da ausência da presença feminina em tecnologia.
Ciente da importância das comunidades de programação para promover equidade de gênero em tecnologia e, consequentemente, transformar o mercado em uma área mais diversa e inclusiva, no ano de 2021, estreitamos o relacionamento com algumas iniciativas que pensam como nós, para nos apoiarmos nas redes sociais, oferecer treinamentos, oficinas, entre outras ações, para mulheres em todo o território nacional.
Acreditamos que o alcance das comunidades possibilita impactar mulheres de todas as regiões do Brasil que fazem parte do nosso público-alvo. Somos um time enxuto e precisamos juntar forças com outras comunidades. De um lado, oferecemos programas de capacitação profissional, com foco em empregabilidade, que conta com um time de professoras e mentoras, além de toda a infraestrutura necessária. Do outro, as comunidades têm braços, olhos e ouvidos e podem nos ajudar a chegar em lugares onde talvez, hoje, não estejamos chegando.
Conheça nossas Comunidades parceiras:
Byte Girls
A Byte Girl é uma organização e/ou comunidade de tecnologia cujo objetivo é promover a inclusão de mulheres nas áreas de exatas. Por meio de eventos e treinamentos, a Comunidade busca ser uma fonte de apoio e inspiração para todas as mulheres da área. No entanto, o trabalho da Byte Girls não se restringe apenas às mulheres da tecnologia, mas também a projetos voltados para mulheres nas humanas, afinal, a tecnologia está hoje presente em qualquer área ou ramo de atividade.
Developer Girls
A comunidade surgiu, em 2016, a partir de uma competição de robótica, na cidade de Campo Grande, na qual foi a única equipe formada apenas por meninas, o que as motivou a desenvolver uma pesquisa sobre a participação de “Mulheres na TI”.
Elas Programam
A Elas Programam é uma consultoria especializada em desenvolver soluções para engajamento, capacitação, empoderamento e contratação de talentos femininos na área de tecnologia. Criada pela engenheira elétrica e programadora Silvia Coelho, tem como objetivo inspirar, conectar e gerar oportunidades profissionais para aumentar a participação de mulheres no mercado de trabalho.
Manas Digitais
Criada em 2018, a comunidade realiza práticas de caráter motivacional e informativo com aluna(o)s de Ensino Médio da região metropolitana de Belém do Pará, visando principalmente a equidade de gênero nas carreiras e cursos de Computação.
WoMakersCode
A instituição sem fins lucrativos nasceu com a missão de inspirar e impulsionar meninas e mulheres que desejam ingressar ou se especializar em carreiras ligadas à tecnologia e inovação. Fundada em 2015, já realizou mais de 500 eventos, com mais de 200 mil mulheres alcançadas no Brasil, Chile e América do Norte.
Voluntariado
Se você chegou aqui é porque tem interesse em ajudar a {reprograma} e, só por isso, já ficamos felizes! /o/
Com nosso projeto, buscamos ajudar cada vez mais mulheres a encontrar seu espaço no mercado de tecnologia. Para tornar isso possível, contamos com muitos voluntárias que doam tempo, expertise e muito amor à nossa causa!
Estamos sempre buscando voluntárias para atividades diversas para as áreas de Comunicação, Empregabilidade, Ensino e Gente e Gestão, sendo o principal para monitoria técnica, para ajudar durante as aulas. Temos cursos online com atividades diurnas geralmente aos sábados (manhã e tarde) e noturnas ao longo da semana.
Temos voluntárias remotas de várias partes do país e o escopo da monitoria engloba: ajuda em dúvidas pontuais, correção de trabalhos, feedback e carreira. Se você gostaria de colaborar conosco, mas não tem conhecimento em linguagens de programação, UX ou na área de educação não tem problema. Conta pra gente no formulário como gostaria de ajudar!
E aí, quer fazer parte desse time? Então responde estas perguntas aqui de baixo, é rapidinho!
A {reprograma} agradece! 🙂
Seja Professora!
É programadora e gostaria de ensinar o que sabe? Estamos sempre buscando professoras de programação para nossas futuras turmas.
Nossos cursos, geralmente, têm duração entre 12 e 18 semanas, mas o conteúdo é dividido entre algumas professoras que recebem orientação da Líder Técnica do curso.
O que você PRECISA:
- carreira como desenvolvedora e/ou professora de programação em front-end ou back-end (nas linguagens de javascript ou python) e/ou carreira na área de ensino e pedagogia;
- ter disponibilidade para dar, no mínimo, uma semana de aulas (segunda a sexta no período da noite e sábado o dia inteiro);
- se comunicar de forma clara e objetiva;
- ter empatia, paciência e muita vontade de ensinar!
O que DESEJAMOS que tenha:
- experiência desenvolvendo conteúdo de ensino;
- experiência dando aulas.
Regime de contratação: Recibo de pagamento autônomo (RPA) ou contrato de prestação de serviço (emitir nota).
Se interessou? Preencha o formulário abaixo e venha reprogramar o mundo com a gente!
─── Eventos
Meetups
Encontros para apresentar assuntos técnicos, trocar informações e aprendermos juntas! Temos edições online, e o conteúdo das palestras fica disponível.