Imersão
Javascript:
Foco em
Back-end

O curso Imersão Javascript com foco em Back-end é uma iniciativa da {reprograma} desenvolvida com o objetivo de promover uma capacitação focada no aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos em JavaScript especificamente voltados para área de back-end e no desenvolvimento profissional de mulheres que estão iniciando sua carreira na área de tecnologia, por meio de uma formação de aperfeiçoamento para aquelas que já possuem conhecimento na linguagem.

Comece pela nossa oficina

Oficina prática de seleção

As oficinas fazem parte da terceira fase do processo seletivo e a participação é obrigatória para que a candidata seja elegível para o curso. As candidatas classificadas para esta etapa terão uma Introdução aos Testes Unitários em JavaScript e Diversidade e Inclusão, que simulará uma experiência real durante a realização do desafio prático.

Da oficina para o curso

As oficinas acontecerão no mês de maio de 2024 e, a partir delas, selecionaremos 40 candidatas para fazerem parte do curso online, que terá duração de 12 semanas. Quer saber mais sobre o curso? Veja abaixo os conteúdos que vamos abordar:

Conteúdo da oficina

A oficina terá duração de um dia e abordará temas como testes unitários, diversidade e inclusão. Para obter mais informações, clique nos cartões abaixo:

Testes unitários

Testes unitários consistem na verificação das menores unidades testáveis de uma aplicação para otimizar o processo de identificação de erros, com o objetivo de garantir que cada parte de um sistema tenha a atenção devida e detalhada.

Diversidade e Inclusão

Dedicamos parte da oficina para entender os conceitos básicos de “Diversidade e Inclusão” e porque este é um dos pilares fundamentais que compõem o DNA da {reprograma}.

Aprofunde os seus conhecimentos em Javascript

Receba uma capacitação com foco no amadurecimento da sua carreira profissional com foco em conhecimentos técnicos e socioemocionais.

Conteúdo do Curso

O curso online tem duração de 12 semanas e terá início no dia 8 de junho de 2024.

 

As aulas obrigatórias estão distribuídas da seguinte maneira:
– Aulas ao vivo aos sábados das 09h às 17h e às segundas-feiras de conteúdo e revisão e aula de encerramento às quintas-feiras, das 20h às 22h.
– Entrega de projeto semanal às terças-feiras até as 20h, que também conta enquanto horas realizadas (considere uma média de 4h de dedicação para a realização de cada projeto)
– Orientação Educacional por 1h às quartas-feiras
– Aula de Diversidade e Inclusão por 1h quinzenalmente às quartas-feiras
– Encontro de Carreira por 1h quinzenalmente às quartas-feiras
– Responder todas as pesquisas de empregabilidade pós-curso.

 

*A {reprograma} reserva-se o direito de alterar o conteúdo programático e/ou informações de data e horário sem aviso prévio, a fim de garantir o melhor aproveitamento do curso.

**Estas datas sofrem alterações em feriados.

 

O conteúdo do curso online será dividido da seguinte maneira:

Paradigmas de Programação

Conhecer e entender quais são os principais paradigmas e como são usados. Programação funcional, orientada a objetos, Prototype, etc. Conhecer o Typescript e entender porque essa linguagem variada do JavaScript é tão usada.

Aprofundamento em criação e consumo de API’s

Compreender como os conhecimentos adquiridos ao longo do curso podem apoiar na criação de API’s mais robustas, como tratar erros em API’s, como realizar integração com banco de dados relacionais.

Desenvolvimento Orientado por Testes

Desenvolvimento Orientado por Testes (Test Driven Development) é uma prática de desenvolvimento de software que se concentra na criação de casos de teste unitários antes do desenvolvimento do código.

Orientação a Objetos

Introduzir o conceito de paradigma de programação, comparando a Programação Orientada a Objetos com a programação estruturada. Cobrir classe e objeto e qual é a diferença entre os dois conceitos. Dar exemplos de código em linguagens fortemente orientadas a objetos, como Java. Começar a apresentar os pilares da POO.

Designs de código e princípios do Código Limpo

Código Limpo (Clean Code) é uma filosofia de desenvolvimento de software que consiste na aplicação de um conjunto de boas práticas para obter uma maior legibilidade e manutenibilidade do código, existem diversos formatos de design de código e você os conhecerá um pouco melhor.

Arquitetura de Projeto

A arquitetura de software define o que é o sistema em termos de componentes computacionais e os relacionamentos entre estes componentes. Além da escolha dos algoritmos e estruturas de dados, a arquitetura envolve: decisões sobre as estruturas que formarão o sistema, controle, protocolos de comunicação, sincronização e acesso a dados, atribuição de funcionalidade a elementos do sistema, distribuição física dos elementos, escalabilidade, desempenho, e outros atributos de qualidade.

Metodologia DevOps

Abordagem de cultura, automação e design de plataforma que tem como objetivo agregar mais valor aos negócios e aumentar a capacidade de resposta às mudanças por meio de entregas de serviços rápidas e de alta qualidade.

Inteligência Artificial

A arte de criar máquinas que executam funções que exigem inteligência quando executadas por pessoas.” (KURZWEIL, 1990). No curso de Imersão JavaScript discutiremos e traremos formatos de a Inteligência Artificial pode apoiar no dia-a-dia de trabalho de desenvolvedoras back-end.

Projetos práticos

Os projetos práticos incentivam as alunas a montarem seu portfólio profissional e simulam de forma realista o mercado de trabalho.

Projeto final

O projeto final é de tema livre e decidido pela aluna. Incentivamos a reflexão a partir de questões sociais e projetos que possam trazer um impacto neste sentido. 

Para nós, é importante que a aluna reconheça causas importantes para si e possa desenvolver um trabalho próprio voltado para essa causa.

Confira os links importantes abaixo:

Edital do processo seletivo
Lista com status de seleção das candidatas para a 2ª fase (23/04/2024)
Lista com status de seleção das candidatas para a 3ª fase (30/04/2024)
Lista com status de seleção das candidatas para o curso online (23/05/2024)

Para quem é o curso?

Mulheres cisgênero, trans e travestis, residentes em qualquer região do Brasil, e com ensino médio completo* são elegíveis para o curso. Como um dos objetivos do curso é ampliar o número de mulheres negras e/ou trans e travestis no setor de tecnologia, o curso atende, prioritariamente, essas mulheres.
*Requisito não obrigatório para mulheres trans e travestis.

Que possuam alguns dos seguintes conhecimentos em JavaScript: Lógica de programação, Git e versionamento de código, Tipos primitivos em Javascript, Arrays e Objetos, Funções, Assincronia em JS, Node.js, construção de APIs e REST.

Que possam dedicar um dia inteiro à oficina, tenham disponibilidade para participar do curso em sua totalidade e que possuam tempo durante a semana para fazer o exercício semanal.

Próxima Turma

04/03 – Abertura das inscrições

08/04 – Encerramento das inscrições

23/04 – Divulgação do resultado com status de seleção para a 2ª fase (Teste de nível)

30/04 – Divulgação do resultado com status de seleção para a 3ª fase (Oficinas)

04, 05 e 11/05 – Período das oficinas (A candidata deverá participar de apenas 01 dia)

23/05 – Divulgação do resultado com status de seleção para o curso online

03 a 07/06 – Semana de integração

08/06 – Início do curso online

───  FAQ

Perguntas Frequentes

Não, todos os nossos cursos e iniciativas da {reprograma} são exclusivos para pessoas que se identificam com o gênero feminino.

Sim, este curso é dedicado para mulheres que desejam se aperfeiçoar profissionalmente na área de programação, portanto, mulheres desempregadas ou para aquelas que estão empregadas, mas estão em cargos de desenvolvimento de nível júnior/iniciante poderão se inscrever.

Lógica de programação, Git e versionamento de código, Tipos primitivos em Javascript, Arrays e Objetos, Funções e Assincronia em JS.

Não. É importante você possuir também um conhecimento básico na área de back-end para participar do curso.

Não, a oficina aborda conteúdo introdutório sobre testes unitários e diversidade e inclusão e tem um dia de duração. Será uma introdução aos testes automatizados, com duração de 8 horas. Já o curso abordará conteúdos complementares a ementa do curso básico de JavaScript {reprograma}, o conteúdo completo de 12 semanas você poderá conferir no edital.

Não, o conteúdo é o mesmo em todas as oficinas, então você só precisará participar uma vez.

As oficinas ocorrerão nos dias 04, 05 e 11 de maio de 2024.

O curso online terá início no dia 08 de junho de 2024.

Não, ao participar da oficina você se torna elegível ao curso. Ao final do processo de oficinas, selecionaremos 40 candidatas para participarem dos cursos online.

Não, ambos são totalmente gratuitos.

Não, todas as oficinas têm o mesmo conteúdo.

Para participar da oficina você deverá se inscrever na primeira fase do processo seletivo e enviar todas as informações solicitadas, pois é por meio dessas informações que a equipe avaliadora interna da {reprograma} analisará sua candidatura com base nos critérios de avaliação descritos no edital. As pessoas com o perfil mais aderente aos critérios de seleção, serão convocadas para participar da oficina prática, que compreende a segunda etapa do processo seletivo.

Para que a seleção seja justa para todas as candidatas, nenhuma ação fora das datas estabelecidas será considerada.

Sim, por meio de live no Zoom.

Para a sua realização é necessário ter baixado: o Node ^14.5.x (versão 14.5 ou maior), pois a oficina usará a estrutura de testes Jest ^28.x.x (versão 28 ou maior).

– Processador de 1.6 GHz ou mais;

– 8GB de memória RAM;

– plataformas: OS X Yosemite, Windows 7 (com .NET framework 4.5.2), 8.0, 8.1 e 10 (32-bit e 64-bit); Linux (Debian): Ubuntu Desktop 14.04, Debian 7; Linux (Red Hat): Red Hat Enterprise Linux 7, CentOS 7, Fedora 23.

– Visual Studio Code;

– Zoom

Não, além da live com a turma e professora, você precisará de um computador para usar o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Usamos o Visual Studio Code. Enviaremos um e-mail com instruções antes na oficina.

Não, é tudo online (processo seletivo, oficina e curso).

Não, pois o nosso objetivo é sensibilizar e alcançar mulheres que ainda não tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades em programação. Por isso, caso você já esteja participando de uma formação ou bootcamp para aperfeiçoar seu conhecimento em javascript, você será desclassificada durante o processo seletivo.

Não, para ser elegível ao curso você precisa ter disponibilidade nos horários das aulas. Apenas receberá o certificado quem tiver o mínimo de 75% das horas do curso realizadas, que envolve presença nas aulas online em tempo real e entrega das atividades.

Você receberá um e-mail automático assim que enviar o formulário de inscrição. Caso não encontre o e-mail em sua caixa de entrada, de spam ou aba de promoções, nos envie um e-mail em selecao@reprograma.com.br.

Colaboração e Empatia, Qualidade da Inscrição e Coerência das Informações, Flexibilidade e Disposição para aprender e Conhecimento básico em JavaScript. A descrição completa dos critérios você pode conferir no Edital do Curso.

A lista de espera segue a ordem de classificação das candidatas, que são analisadas conforme nossos critérios avaliativos expostos no edital do curso. As candidatas da lista de espera podem ser convocadas durante o primeiro módulo do curso, ou seja, no 1º mês de formação.

Não, por isso é importante que você escolha a opção de curso no ato da inscrição.

Sim, caso tenha se formado na {reprograma} há menos de 6 meses, você poderá se candidatar.

Apenas mulheres trans e travestis podem enviar um áudio ao invés do vídeo. No entanto, para este processo seletivo, todas as candidatas também têm a opção de preencher o formulário de apresentação ao invés do vídeo.

O período de formação, assim como as datas exatas das aulas, estão disponíveis para consulta no edital deste processo seletivo.

Os dias e horários das aulas estão disponíveis para consulta na página 11 do edital deste processo seletivo.

A carga horária semanal será de 20 horas semanais divididas em 10 horas de aula e 10 horas de exercícios conforme metodologia de ensino {reprograma}: exposição, prática, suporte e feedback. Sendo assim, ao fim do curso, as alunas terão realizado 240 horas no total.

Inscrição

1

Formulário

de inscrição online

2

Apresentação: você deve se apresentar enviando um vídeo ou uma apresentação por escrito. O prazo para envio é o dia 08/04.

Candidatas trans e travestis também podem optar pelo envio de um áudio.

3

Realização do teste de nível (somente as candidatas aprovadas na primeira fase).

4

Participar da oficina de seleção (somente as candidatas aprovadas no teste de nível).

Vamos lá!

O primeiro passo é preencher o formulário de inscrição online,

capriche nas respostas. 😉

Transforme a Vida de Uma Mulher

Sua Doação Permite Que Mulheres Negras, Trans, Travestis e de Baixa Renda Possam Estudar