Imersão Javascript

Curso intensivo, online e gratuito para todo o Brasil

IMERSÃO JAVASCRIPT

O curso Imersão Javascript é uma iniciativa da {reprograma} desenvolvida com o objetivo de promover uma capacitação focada no aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos em Javascript e no desenvolvimento profissional de mulheres que estão iniciando sua carreira na área de tecnologia, por meio de uma formação continuada para aquelas que já possuem conhecimento básico ou intermediário em Javascript.

Comece pela nossa oficina

Oficina prática de seleção

As oficinas fazem parte da segunda fase do processo seletivo e a participação é obrigatória para que a candidata seja elegível para o curso. As candidatas classificadas para esta etapa terão uma Introdução aos Testes Unitários em JavaScript e Diversidade e Inclusão, além de terem uma experiência real com o tema durante a realização do desafio prático.

Da oficina para o curso

As oficinas acontecerão em agosto de 2022 e, a partir delas, selecionaremos cerca de 80 alunas no total para fazerem parte de duas turmas do curso online. Quer saber mais sobre o curso? Veja abaixo os conteúdos que vamos abordar:

Conteúdo da oficina

A oficina será de um dia, e traz uma introdução aos testes unitários e à diversidade e inclusão. Saiba mais clicando sobre os cartões abaixo:

+

Testes unitários

Testes unitários consistem na verificação das menores unidades testáveis de uma aplicação para otimizar o processo de identificação de erros, com o objetivo de garantir que cada parte de um sistema tenha a atenção devida e detalhada.

+

Diversidade e Inclusão

Abordará o que é diversidade e a sua importância no setor de tecnologia.

Aprofunde os seus conhecimentos em Javascript

Receba uma capacitação com foco no amadurecimento da sua carreira profissional com foco em conhecimentos técnicos e socioemocionais.

Conteúdo do Curso

O curso online tem duração de 12 semanas e terá início no dia 17 de setembro de 2022.

As aulas acontecerão em formato online e ao vivo aos sábado, das 09:00 às 13:00, e às terças-feiras e sextas-feiras, das 19h às 22h. A orientação socioemocional acontecerá às segunda-feiras, das 19:00 às 20:00, e às quarta-feiras, das 19:00 às 21:00. Além disso, a aluna deverá se comprometer a realizar a entrega do projeto semanal às quintas-feiras e de code review às sextas-feiras.

A {reprograma} reserva-se o direito de alterar o conteúdo programático e/ou informações de data e horário sem aviso prévio, a fim de garantir o melhor aproveitamento do curso.

O curso online será dividido em três módulos:

+

Pirâmide de Testes

A pirâmide de testes é uma forma visual de demonstrar de forma simplificada os tipos de testes, diferentes níveis, velocidade de implementação e complexidade.

+

Desenvolvimento Orientado por Testes

Desenvolvimento Orientado por Testes (Test Driven Development) é uma prática de desenvolvimento de software que se concentra na criação de casos de teste unitários antes do desenvolvimento do código.

+

Introdução à Orientação a Objetos

Introduzir o conceito de paradigma de programação, comparando a Programação Orientada a Objetos com a programação estruturada. Cobrir classe e objeto e qual é a diferença entre os dois conceitos. Dar exemplos de código em linguagens fortemente orientadas a objetos, como Java. Começar a apresentar os pilares da POO.

+

Prototype no Javascript

O Prototype em JavaScript é um artifício aplicado sob objetos/estruturas definidas com o objetivo de atribuir métodos de execução a esses objetos e auxiliar desenvolvedoras a construir sites mais interativos.

+

Refatoração

Refatoração é o processo de modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar sua forma externa

+

Código Limpo

Código Limpo (Clean Code) é uma filosofia de desenvolvimento de software que consiste na aplicação de um conjunto de boas práticas para obter uma maior legibilidade e manutenibilidade do código.

+

Projetos práticos

Os projetos práticos incentivam as alunas a montarem seu portfólio profissional e simulam de forma realista o mercado de trabalho.

Confira os links importantes abaixo:


Edital
Lista com status de seleção das candidatas para a 2ª fase (atualizada no dia 08/08/2022)

Lista com status de seleção das candidatas para o curso online (será adicionada no dia 31/08/2022)

Para quem é o curso?

Mulheres trans, travestis e cisgênero, residentes em qualquer região do Brasil e com ensino médio completo*. Como um dos objetivos do curso é ampliar o número de mulheres negras, trans e travestis no setor de tecnologia, o curso atende, prioritariamente, essas mulheres.

*Requisito não obrigatório para mulheres trans e travestis.

Que possuam conhecimento básico em JavaScript, cuja formação mais recente tenha sido concluída há pelo menos 6 meses.

Que possam dedicar um dia inteiro à oficina, tenham disponibilidade para participar do curso em sua totalidade e que possuam tempo durante a semana para fazer o exercício semanal.

Próxima Turma {

27/06 - Abertura das inscrições

06/07 - Live Tira-Dúvidas no Instagram da @reprogramabr

25/07 - Encerramento das inscrições

08/08 - Devolutiva com status de seleção para a 2ª fase

08/08 - Publicação da lista com status de seleção para a 2ª fase

13, 14, 20 e 21/08 - Período das oficinas (A candidata deverá participar de apenas 01 destes dias)

31/08 - Devolutiva com status de seleção para o curso online

31/08 - Publicação da lista com status de seleção para o curso online

14 e 15/09 - Aula inaugural

17/09 - Início do curso online

}

FAQ

Sim, este curso é dedicado para mulheres que desejam se aperfeiçoar profissionalmente na área de programação, portanto, mulheres desempregadas ou para aquelas que estão empregadas, mas estão em cargos de desenvolvimento de nível júnior/iniciante poderão se inscrever.

Lógica de programação, Git e versionamento de código, Tipos primitivos em Javascript, Arrays e Objetos, Funções e Assincronia em JS.

Sim, você pode comprovar experiência mínima de 6 meses em programação, por meio de portfólio ou compartilhando seu perfil no GitHub.

Não, a oficina aborda conteúdo introdutório sobre testes unitários e diversidade e inclusão e tem um dia de duração. Será uma introdução aos testes automatizados, com duração de 8 horas. Já o curso abordará conteúdos complementares a ementa do curso básico de JavaScript {reprograma}, o conteúdo completo de 12 semanas você poderá conferir no edital.

Não, o conteúdo é o mesmo em todas as oficinas, então você só precisa participar uma vez.

As oficinas ocorrerão nos dias 13, 14, 20 e 21 de agosto.

As duas turmas terão as aulas iniciadas no dia 14 de setembro de 2022 e concluídas no dia 10 de dezembro de 2022.

Não, ao participar da oficina você se torna elegível ao curso. Ao fim das oficinas, selecionaremos cerca de 80 candidatas ao todo para participar dos cursos online.

Não, ambos são totalmente gratuitos.

Não, todos os nossos cursos e iniciativas são exclusivos para pessoas que se identificam com o gênero feminino.

Não, é tudo online (processo seletivo, oficina e curso).

Não, todas as oficinas têm o mesmo conteúdo.

Para participar da oficina você deverá se inscrever na primeira fase do processo seletivo e enviar todas as informações solicitadas, pois é por meio dessas informações que a equipe avaliadora interna da {reprograma} analisará sua candidatura com base nos critérios de avaliação descritos no edital. As pessoas com o perfil mais aderente aos critérios de seleção, serão convocadas para participar da oficina prática, que compreende a segunda etapa do processo seletivo.

Você receberá um e-mail automático assim que enviar o formulário de inscrição. Caso não encontre o e-mail em sua caixa de entrada, de spam ou aba de promoções, nos envie um e-mail em selecao@reprograma.com.br

Não, além da live com a turma e professora, você precisará de um computador para usar o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Usamos o Visual Studio Code. Enviaremos um e-mail com instruções antes na oficina.

Sim, por meio de live no Zoom.

Para a sua realização é necessário ter baixado: o Node ^14.5.x (versão 14.5 ou maior), pois a oficina usará a estrutura de testes Jest ^28.x.x (versão 28 ou maior)

- processador de 1.6 GHz ou mais

- 8GB de memória RAM

- plataformas: OS X Yosemite, Windows 7 (com .NET framework 4.5.2), 8.0, 8.1 e 10 (32-bit e 64-bit); Linux (Debian): Ubuntu Desktop 14.04, Debian 7; Linux (Red Hat): Red Hat Enterprise Linux 7, CentOS 7, Fedora 23.

- Visual Studio Code

- Zoom

Colaboração e Empatia, Qualidade da Inscrição e Coerência das Informações, Flexibilidade e Disposição para aprender. A descrição completa dos critérios você pode conferir no Edital do Curso.

Inscrição

1

Preencher o formulário de inscrição online

2

Vídeo ou áudio de apresentação obrigatório. O vídeo ou áudio deve ser enviado até 24h depois da inscrição via formulário. Não se preocupe em fazer uma gravação profissional, só queremos conhecer você um pouco melhor. :)

3

Anexar um documento comprobatório de sua formação básica em JavaScript com data de conclusão.

4

Responder a pesquisa de perfil que será enviada para as pré-selecionadas.

5

Participar da oficina online de seleção prática e entregar o desafio.