Front-end Todas em Tech

Curso intensivo, gratuito e à distância para todo o Brasil

TODAS EM TECH

O Todas em Tech é uma iniciativa da {reprograma} e do BID Lab, Laboratório de Inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento, e foi desenvolvida com o objetivo de ensinar programação e possibilitar a oportunidade de um futuro melhor por meio da tecnologia para mulheres em situações de vulnerabilidade social, econômica e de gênero, com foco em mulheres negras, trans e/ou travestis.

O projeto conta também, com o apoio de várias empresas de tecnologia, como: Accenture, Creditas, Meta, Nubank e iFood.

Conheça o projeto

Comece pela nossa oficina

Primeira etapa: fazer nossa oficina

Na oficina, você vai dar início ao seu aprendizado e sair com uma página pessoal prontinha para enviar a recrutadores e/ou clientes. Será um dia de introdução a HTML e CSS. E tem mais: a participação na oficina é etapa obrigatória na seleção para nosso curso online!

Da oficina para o curso

As oficinas acontecerão em fevereiro de 2022 e, a partir delas, selecionaremos 40 candidatas para o curso online. Quer saber mais sobre o curso? Veja abaixo os conteúdos que vamos abordar:

Conteúdo da oficina

A oficina será de um dia, e traz uma introdução a HTML e CSS. Nesse dia, você aprenderá a fazer e colocar no ar a sua primeira página.

+

HTML

Hyper Text Markup Language é um formato de código que descreve a estrutura geral de um documento e a ligação (links) entre diferentes conteúdos. O HTML é usado para estruturar as regiões e conteúdos de um site.

+

CSS

CSS (Cascading Style Sheets) é a parte estética (como cores e fontes). Conhecer bem CSS é fundamental para você criar sites funcionais e com uma aparência lindona.

Conheça um novo universo

Aprenda as linguagens do front-end e conheça as ferramentas de capacitação que irão ajudar você a construir uma base sólida na área de tecnologia.

Conteúdo do Curso

O curso online tem duração de 18 semanas e terá início no dia 16 de março de 2022. As aulas acontecerão durante um dia inteiro no fim de semana (sábado) e a revisão acontecerá um dia à noite (quartas-feiras). Além disso, haverá um exercício semanal obrigatório, atividades complementares e plantão de dúvidas que, apesar de não serem obrigatórias, estarão disponíveis para ajudar o seu desenvolvimento.

+

Lógica de programação

A sequência lógica para construir um programa, os tipos de dados usados, repetições, decisões e variáveis são os componentes estudados pela lógica de programação.

+

HTML e CSS

O HTML é usado para estruturar as regiões e conteúdos de um site. Já o CSS (Cascading Style Sheets) é a parte estética (como cores e fontes).

+

Javascript

Códigos escritos na linguagem Javascript podem fazer várias atividades: atualizar apenas parte de uma página para acelerar a navegação, validar dados de um formulário ou até permitir usar jogos dentro do próprio navegador!

+

Bibliotecas e Frameworks

As bibliotecas agrupam códigos e ajudam a fazer seu trabalho mais rápido. No curso abordamos React.

+

UX Design

UX quer dizer User experience - ou experiência do usuário. É a área do conhecimento que envolve os fatores e princípios que influenciam positivamente a nossa percepção sobre um produto ou serviço digital.

+

Git & Github

Git é uma ferramenta de sistema de controle de versões que é usada principalmente no desenvolvimento de software.

+

Projetos Práticos

Nossas alunas realizam exercícios práticos semanais durante o curso. Os projetos incentivam as alunas a montarem seu portfólio profissional e simulam de forma realista o mercado de trabalho. Ao final do curso, as alunas escolhem um tema e realizam um projeto final com o que aprenderam.

+

Orientação profissional

Vamos conversar sobre carreira e decisões. Você verá dicas de como melhorar seu CV e escolher as vagas certas para seu perfil.

Para quem é o curso?

Mulheres trans, travestis ou cisgênero, residentes em qualquer região do Brasil e com ensino médio completo*. Como um dos objetivos do curso é ampliar o número de mulheres negras, trans e travestis no setor de tecnologia, o curso atende, preferencialmente, essas mulheres. *Requisito não obrigatório para mulheres trans e travestis.

Que queiram usar a tecnologia para mudar suas vidas e criar impacto positivo no mundo.

Que possam dedicar um dia inteiro à oficina, tenham livres um dia do fim de semana (sábado) e uma noite durante a semana (quarta-feira) para assistirem às aulas (que acontecem em tempo real). Além disso, é importante que a aluna tenha tempo ao longo da semana para realizar o exercício semanal.

Próxima Turma {

04/01 - Abertura das inscrições

12/01 - Live Tira-Dúvidas

04/02 - Encerramento das inscrições

18/02 - Aviso das selecionadas para oficina

24/02, 25/02, 05/03 e 06/03- Período das oficinas

14/03 - Resultado final

16/03 - Aula inaugural

}

FAQ

Não, a oficina aborda conteúdo introdutório de HTML e CSS e tem um dia de duração. Será uma introdução ao front-end, com duração de 8 horas. O curso abordará mais conteúdos, como lógica de programação, javascript e React, e terá 18 semanas de duração.

As oficinas têm duração de um dia e acontecerão do dia 24 ao dia 26 de fevereiro de 2022.

Os cursos terão início em 16/03/2022 e vão até julho.

Não, o conteúdo é o mesmo em todas as oficinas, então você só precisa participar uma vez.

Não, ao participar da oficina você se torna elegível ao curso. Ao fim das oficinas, selecionaremos 40 alunas para participar da oficina.

Não, ambos são totalmente gratuitos.

Esse curso é para quem tem pouco ou nenhum conhecimento em programação e desenvolvimento de software.

Não, pois o nosso objetivo é sensibilizar e alcançar mulheres que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a programar. Por isso, caso você já esteja participando de uma formação ou bootcamp na área de tecnologia, você será desclassificada durante o processo seletivo.

Não, todos os nossos cursos e iniciativas são exclusivos para pessoas que se identificam com o gênero feminino.

Não, é tudo online (processo seletivo, oficina e curso).

Não, todas as oficinas têm o mesmo conteúdo.

Completar as etapas do processo: formulário de inscrição e envio do vídeo de apresentação, que agora é parte obrigatória do processo de seleção.

Você receberá um e-mail automaticamente assim que enviar o formulário de inscrição. Caso não encontre o e-mail em sua caixa de entrada, de spam ou aba de promoções, nos envie um e-mail em equipe@reprograma.com.br

Não, além da live com a turma e professora, você precisará de um computador para usar o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Usamos o Visual Studio Code. Enviaremos um email com instruções antes na oficina.

Sim, por meio de live no Zoom.

- processador de 1.6 GHz ou mais

- 8GB de memória RAM

- plataformas: OS X Yosemite, Windows 7 (com .NET framework 4.5.2), 8.0, 8.1 e 10 (32-bit e 64-bit); Linux (Debian): Ubuntu Desktop 14.04, Debian 7; Linux (Red Hat): Red Hat Enterprise Linux 7, CentOS 7, Fedora 23.

- Visual Studio Code

- Zoom

Da parte objetiva, em todos os nossos cursos esperamos que a candidata preencha os pré-requisitos:

  • ter mais de 18 anos, ser residente no Brasil e ter o ensino médio completo* (*Critério não-obrigatório para mulheres trans e travestis);
  • completar as etapas obrigatórias do processo seletivo, incluindo prover as informações solicitadas no questionário, o envio do vídeo ou áudio de apresentação, participação na oficina e entrega do exercício;
  • disponibilidade para frequentar as aulas em sua totalidade;
  • e, em nossos processos seletivos, inscritas negras, trans, travestis e/ou em situação de vulnerabilidade econômica possuem preferência.

Da parte subjetiva, consideramos:

  • se dedicou-se nas respostas da inscrição;
  • se tem chances de abandonar o curso;
  • se tem internalizado conceitos de empatia e sororidade -- de forma prática:
  • ajudaria colegas, teria bom relacionamento, reconhece privilégios;
  • se é multiplicadora (compartilharia o aprendizado com mais mulheres);
  • se entende os desafios de ser mulher na área;
  • se tem interesse real em trabalhar com tecnologia;
  • se entende nossa missão e o que fazemos;
  • se teria condições de pagar por um curso similar.

Inscrição

1

Formulário de inscrição online

2

Vídeo ou áudio de apresentação obrigatório. O vídeo ou áudio deve ser enviado até 24h depois da inscrição via formulário. Não se preocupe em fazer uma gravação profissional, só queremos conhecer você um pouco melhor. :)

3

Responder a pesquisa de perfil que será enviada para as pré-selecionadas.

4

Participar da oficina