ELAS EM TECH: Afrotalentos


Minicursos gratuitos e à distância para mulheres negras

Em parceria com a AMARO

logo da empresa AMARO

A AMARO é uma RetailTech que acredita na diversidade como forma de transformar o varejo e a tecnologia, e torná-los cada vez mais práticos, funcionais e inclusivos.

Estamos muito felizes em anunciar que, através dessa parceria, realizaremos em conjunto minicursos introdutórios gratuitos de programação front-end e back-end para mulheres negras de todo o Brasil!

Qual o primeiro passo para participar?

Preenchimento do formulário de inscrição

O formulário de inscrição online é uma etapa obrigatória para sua participação no processo seletivo, é através dele que poderemos te conhecer melhor. São poucas perguntas, por isso, é importante que você capriche nas respostas ;)

Processo seletivo

O formulário poderá ser preenchido até o dia 24 de novembro de 2021. Serão selecionadas 40 candidatas para participar de duas turmas do minicurso de front-end e back-end Confira o calendário completo.

Conheça um novo universo

Durante as oficinas, você terá uma introdução a programação front-end e back-end. Concluindo as duas, você ganha um certificado referente a um minicurso, com o total de 16 horas de atividades. Quer saber mais? Veja abaixo os conteúdos que vamos abordar:

Oficina de Front-end

HTML

+

Hyper Text Markup Language é uma linguagem de marcação que descreve a estrutura geral de um documento e a ligação (links) entre diferentes conteúdos. O HTML é usado para estruturar as regiões e conteúdos de um site.

CSS

+

CSS (Cascading Style Sheets) é a parte de estilo (como cores e fontes). Conhecer bem CSS é fundamental para você criar sites funcionais e com uma aparência lindona.

Projeto prático

+

Neste dia, você aprenderá a fazer e colocar no ar a sua primeira página web.

Oficina de Back-end

Lógica de programação

+

A sequência lógica para construir um programa, os tipos de dados usados, repetições, decisões e variáveis são os componentes estudados pela lógica de programação.

Javascript

+

Códigos escritos na linguagem Javascript podem fazer várias atividades: atualizar apenas parte de uma página para acelerar a navegação, validar dados de um formulário ou até permitir usar jogos dentro do próprio navegador!

Projeto prático

+

Neste dia, você terá uma introdução à lógica de programação e terá a oportunidade de fazer e colocar no ar o seu primeiro código.

Para quem é o minicurso??

Mulheres negras (pretas ou pardas) trans, travestis e cisgênero, maiores de 18 anos e que morem em qualquer região do Brasil.

Que queiram usar a tecnologia para mudar suas vidas e criar um impacto positivo no mundo.

Que possam dedicar os dias 04 e 05 de dezembro de 2021 ao minicurso, que acontecerá em formato online das 09:00 às 18:00 (com pausa de 01 hora para almoço).

Calendário {

17/11/2021: Abertura das inscrições

24/11/2021: Encerramento das inscrições

30/11/2021: Aviso das selecionadas para o minicurso

30/11/2021: Meetup 01 - Bate papo com especialistas

Sábado, 04 de dezembro: Oficina de Front-end

Domingo, 05 de dezembro: Oficina de Back-end

07 de dezembro: Bate papo com especialistas

}

FAQ

A oficina de front-end acontecerá no sábado, dia 04/12/2021 e a oficina de back-end acontecerá no domingo, dia 05/12/2021.

Não, ambas são gratuitos, assim como toda e qualquer participação sua no projeto

O minicurso é para quem tem pouco ou nenhum conhecimento em programação.

Não, todos os nossos cursos e iniciativas são exclusivos para pessoas que se identificam com o gênero feminino.

Não, este projeto é voltado apenas para mulheres negras, ou seja, que se autodeclarem como pretas ou pardas.

Não, esse curso é direcionado para mulheres maiores de 18 anos. Se você tem menos de 18 anos, você pode aguardar o início de cada semestre que abrimos inscrições para turmas destinada a essa faixa etária.

Não, é tudo online (processo seletivo e minicursos).

Preencher o formulário de inscrição, aguardar o resultado e, caso seja selecionada, o termo de aceite do curso.

Você receberá um e-mail automaticamente após o preenchimento e envio do formulário de inscrição.

Recomendamos que verifique sua caixa de spam e sua aba de promoções. Caso não encontre o e-mail por lá, nos escreva com seu nome e e-mail através de equipe@reprograma.com.br

Não, além da aula pelo Zoom com a turma e professora, você precisará de um computador para usar o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Usamos o Visual Studio Code. Enviaremos um e-mail com instruções antes dos minicursos.

Sim, por meio de aula no Zoom.

- Processador de 1.6 GHz ou mais;

- 8GB de memória RAM;

- Plataformas: OS X Yosemite, Windows 7 (com .NET framework 4.5.2), 8.0, 8.1 e 10 (32-bit e 64-bit); Linux (Debian): Ubuntu Desktop 14.04, Debian 7; Linux (Red Hat): Red Hat Enterprise Linux 7, CentOS 7, Fedora 23.

- Visual Studio Code;

- Ter a ferramenta Zoom instalada (pode ser a versão gratuita);

Em caso de dúvidas, nos escreva através do e-mail equipe@reprograma.com.br

Não, o minicurso é introdutório, ou seja, você terá uma introdução aos conceitos básicos de programação front-end (HTML e CSS) e back-end (Lógica de programação e Javascript). Para trabalhar na área, você precisará de um pouquinho mais de estudo. O minicurso é o primeiro passo para te incentivar a entrar na área de tecnologia.

Não, o minicurso não é voltado para a empregabilidade. Durante as oficinas, você terá uma introdução aos conceitos básicos de programação front-end (HTML e CSS) e back-end (Lógica de programação e Javascript). Para atuar como desenvolvedora, você precisará aprofundar os conhecimentos em sua área de interesse. Nós queremos te ajudar a dar o primeiro o passo.

Inscrição

Vamos lá!

O primeiro passo é preencher o formulário de inscrição online. Você levará apenas 15 minutinhos para completá-lo ;)

Boa sorte, estamos torcendo por você!